top of page

o ateliê

um pouco mais

sobre nosso espaço

A grande paixão de Cris Rocha em trabalhar com as mãos deu origem ao Tauá Cerâmica no ano de 1985. O nome remete ao barro bem fino que os indígenas utilizam para aplicar e polir suas peças. Os primeiros trabalhos eram confeccionados em raku (técnica centenária japonesa, utilizada na cerimônia do chá) e queimados num forno a gás ou lenha.

 

Durante seus estudos, Cris Rocha construiu um forno anagama, iniciando assim seus trabalhos em queima a lenha e a pesquisa dos esmaltes de cinzas. Recentemente, trabalhando com o ceramista americano Arlen Hansen, desenvolveu um estudo em esmaltes de Cristal.

 

Atualmente são desenvoldidas no Tauá Cerâmica peças decorativas e utilitárias em baixa e alta temperatura, utilizando fornos elétricos, gás e lenha. Além de peças feitas a mão, utiliza-se também o torno elétrico e o manual.

 

O ateliê é aberto para visitas agendadas e oferece cursos regulares de cerâmica para iniciantes e para ceramistas que queiram se aprofundar em alguma técnica específica, tanto em torno como queima e esmaltes.

 

O Tauá conta, ainda, com a residência artística que possibilita uma imersão no trabalho e no dia a dia do ateliê, além da realização de inúmeros workshops nacionais e internacionais.

bottom of page